domingo, 17 de novembro de 2013

Projeto "Usando as Tecnologias no Incentivo à Leitura"

CEINF
“ANTÔNIA MAINARDI OVÍDIO”
Projeto
“UsANDO As TecNOlOgIAs NO INceNTIVO à leITURA”
PARANAÍBA - 2013

Projeto
“UsANDO As TecNOlOgIAs NO INceNTIVO à leITURA”
Justificativa
Partimos do princípio que, numa sociedade competitiva como a nossa, mais do
que nunca é necessário que se invista na formação de leitores. Sabemos que a prática de
leitura é requisito básico para qualquer área de conhecimento, daí a importância de se
investir na prática prazerosa, na formação do leitor autônomo.
A escola deve ser um espaço privilegiado de leitura e que proporciona
principalmente às crianças, condições para ampliar e aprimorar suas competências e
habilidades. O ensino da leitura deve ser entendido como um processo que tem início na
alfabetização e se estende por toda a vida.
A leitura é um instrumento de conscientização, e é capaz de promover a
transformação social, sendo esse o sentido da escola, mudar o cenário social, permitir
que todos possam fazer sua própria história.
Embora o incentivo a leitura já aconteça em nosso cotidiano escolar,
utilizaremos como meios para propagar ainda mais o prazer em ler as tecnologias.
Objetivo Geral
 Despertar o gosto pela leitura por meio das tecnologias.

Desenvolvimento
Iniciaremos o projeto apresentando a história “A menina que odiava livros”
(2012) baseado no livro de Manjucha Pawagi, dubladores: Fernanda Bullara e Renato
Marcio. O enredo da história é propício para abordagem do estudo. Provocar as
discussões, mediante as intervenções. Como complemento do estudo, utilizaremos o
programa PAINT para enriquecer ainda mais nosso objetivo, divulgar a leitura por meio
das mídias. As crianças aprenderão a manusear o computador e usar o PAINT para
colorir os desenhos que ilustram os personagens da história apresentada.
Buscamos através do YOU TUBE a história “Charlie e Lola, Mas este livro não
é meu’”. Usando o pen drive, apresentaremos na televisão. Debateremos juntamente
com as crianças os recursos tecnológicos utilizados para apresentação da história, além
do problematizar o tema da história.
Para finalizar assistiremos a um vídeo em slides exaltando a importância da
leitura na nossa vida, “Música Infantil Leitura do Livro - O Livro”.
Como culminância, faremos uma visita à Biblioteca do SESI a fim de,
conhecermos o espaço e propagar a leitura.

Avaliação
A avaliação dar-se-á mediante observação do envolvimento e compreensão das
crianças em cada momento de divulgação da leitura prazerosa.
Recursos Materiais
 Computador
 Televisão
 Pen drive
 Livros
 Máquina fotográfica

Bibliografia
Microsoft PowerPoint
Paint
Site – You tube
https://www.youtube.com/watch?v=geQl2cZxR7Q
https://www.youtube.com/watch?v=LhrImgUY-nw
https://www.youtube.com/watch?v=_xRqgbNQCDM

Nenhum comentário:

Postar um comentário